O vídeo clipe da canção Living Darfur, interpretada por Mattafix, foi filmado nos campos de refugiados situados na fronteira que separa o Chade e a região de Darfur, onde mais de 200.000 pessoas foram mortas nos últimos quatro anos.
O projecto é apoiado por um conjunto de nomes internacionais. Desmond Tutu, Matt Damon, Elle MacPherson, Black Eyed Peas e muitos outros, colaboraram nesta acção ao aparecer no respectivo vídeo segurando cartazes onde pedem uma acção urgente no Darfur. O projecto foi financiado por Mick Jagger.
Os lucros provenientes da venda do single revertem para as organizações Oxfam, Crisis Action e Save Darfur Coalition e destinam-se a apoiar o trabalho que desenvolvem em prol de Darfur. Contudo, o propósito fundamental é chamar a atenção para a crise.
“Isto não é apenas um trabalho de caridade. Darfur não é mais uma tragédia africana. Não se trata somente de angariar fundos para uma causa nobre. Trata-se, aqui, do sofrimento de pessoas reais e de tentar chamar a atenção para as atrocidades cometidas diariamente. Darfur regista a maior concentração mundial de sofrimento humano; isto pode ser evitado se as pessoas não se calarem. Esta canção é um veículo para permitir que as pessoas em todo o Mundo se juntem às vozes de quem está a sofrer para apelar a um imediato cessar-fogo. Visitem, por favor, www.globefordarfur.org e acrescentem a vossa voz. Não desviem o olhar.” Arcebispo Anglicano, Desmond Tutu
O lançamento do single coincide propositadamente com o “Dia Mundial por Darfur”, que reunirá activistas de cinquenta países em acções de rua para exigir um fim ao massacre. Este dia foi concebido para pressionar os líderes mundiais antes do início da Assembleia-Geral das Nações Unidas, na próxima semana.
O actor Matt Damon, que aparece no vídeo, disse:
“As pessoas de Darfur precisam de paz, e necessitam dela já. Para tornar isto possível, os governos devem pressionar para um imediato cessar-fogo e fornecer os contingentes que têm vindo a referir há meses. Assim que estas condições se reunirem, e caso o Governo do Sudão cumpra o que prometeu, poderemos falar finalmente sobre a reconstrução do país e como ultrapassar o sofrimento e a pobreza extrema que assola a região. Devemos evidenciar o que está a acontecer nos campos de refugiados neste preciso momento”.
O vocalista dos Mattafix, Marlon, que passou vários dias nos campos de refugiados a trocar impressões com a população afectada, disse:
“É difícil descrever a beleza das pessoas que conhecemos e o sofrimento por que passaram. Espero que a canção consiga sublinhar o espírito e determinação que estas pessoas tiveram que interiorizar para ultrapassarem o terror e poderem viver. Temos o dever de amplificar as suas vozes e dizer basta.”
A modelo, Elle MacPherson, que também aparece no vídeo, referiu ainda:
“Nada posso fazer de forma directa para acabar com as mortes em Darfur. Mas posso afirmar que me importo com isso, e que quero que esta situação termine. Se um número suficiente de pessoas disser o mesmo os políticos terão que fazer mais para acabar com o massacre.”
A canção será formalmente lançada por Marlon no domingo, em Londres. Este lançamento será a principal actividade da concentração do Dia por Darfur que se irá realizar em Downing Street, junto da residência do Primeiro-Ministro Britânico.
sábado, 15 de setembro de 2007
Lançado single para exigir acção por Darfur
O primeiro single gravado numa zona de guerra por um artista internacional será lançado hoje, domingo, 16 de Setembro, Dia Mundial Por Darfur
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário